segunda-feira, 29 de março de 2010

Relatórios estimam emissão de gases de efeito estufa para novo Inventário Nacional

Relatórios estimam emissão de gases de efeito estufa para novo Inventário Nacional (20/01/2009)
Ações do documento Foto Embrapa
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) coordena a elaboração do novo Inventário Nacional das Emissões de Gases de Efeito Estufa, como parte da 2a. Comunicação Nacional a ser apresentada pelo Brasil ainda em 2009.

A Comunicação Nacional para a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima é o compromisso dos países signatários junto à esta convenção, devendo cada país apresentar um inventário das emissões antrópicas por fontes e das remoções por sumidouros de todos os gases de efeito estufa não controlados pelo Protocolo de Montreal, bem como uma descrição geral das providências tomadas ou previstas para a implementação da Convenção no País. O Brasil desenvolve atualmente sua segunda Comunicação Nacional.

No caso da agricultura, sob a coordenação da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), estão sendo preparados relatórios de referência sobre estimativas de emissão de gases de efeito estufa (monóxido de carbono - CO, metano - CH4, óxido nitroso - N2O e óxidos de nitrogênio - NOx) a partir da queima de resíduos agrícolas, de emissão de metano pelo cultivo de arroz irrigado por inundação, de emissão de N2O (óxido nitroso) pelos solos agrícolas, de emissão de metano pela fermentação entérica, além de metano e óxido nitroso por dejetos animais.

Magda Lima, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e coordenadora técnica desses relatórios, informa que dois já foram encaminhados ao MCT – de emissão de gases de efeito estufa a partir da queima de resíduos agrícolas e de emissão de metano pelo cultivo de arroz irrigado por inundação.


Dejetos animais


“A elaboração de relatórios de referência sobre estimativas de emissão de N2O pelos solos agrícolas e de emissão de metano pela fermentação entérica e de metano e óxido nitroso por dejetos animais serão os próximos a serem encaminhados”, esclarece Magda.

Segundo a pesquisadora, uma tarefa importante é a de aperfeiçoar fatores de emissão de gases no setor agropecuário do país visando à melhoria das estimativas, conforme recomendado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Clima - IPCC em seus últimos guidelines, de 2006. Ela cita como exemplo a quantidade de emissão de metano produzido por uma dada categoria animal.

“Para isso, enfatiza a pesquisadora, mais pesquisas sobre quantificação e monitoramento de gases de efeito estufa, bem como o emprego de técnicas de geoprocessamento e modelagem devem ser empreendidas para subsidiar a formulação de novos fatores de emissão de gases. A Rede Agrogases contribuiu muito, mas ainda há muito por fazer neste sentido”, explica Magda. A pesquisadora lembra ainda que a Embrapa tem sido uma das empresas pioneiras nesta temática”.

Magda coordenou de 2003 a 2007 o Projeto em Rede Agrogases, com estudos sobre a dinâmica de carbono e emissão de gases de efeito estufa provenientes de sistemas de produção agropecuária, florestal e agroflorestal no país.

Cristina Tordin ( MTB 28499 )
Embrapa Meio Ambiente
Contatos:19.3311.2608

fonte: http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2009/janeiro/3a-semana/relatorios-estimam-emissao-de-gases-de-efeito-estufa-para-novo-inventario-nacional/