sábado, 17 de julho de 2010

Uroplatus phantasticus Largartixa de Madagascar.

A ilha de Madagascar tem um dos maiores índices de biodiversidade do planeta.


http://en.wikipedia.org/wiki/Uroplatus_phantasticus


Existem aproximadamente 200,000 espécies conhecidas em Madagascar, e 150,000 delas são endêmicas, o que significa que elas não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Dentre essas espécies únicas contam-se 50 tipos de lémures, 99% dos sapos da ilha e vários pássaros. Na verdade, todos os lémures do mundo estão em Madagascar, o único lugar do mundo onde existe esse bicho engraçado.



Você pode aprender mais sobre a vida selvagem de Madagascar no Wildlife of Madagascar Packet [em inglês] (PDF).

O phantasticus Uroplatus, O Satanic Gecko Leaf Atado, É uma espécies de lagartixa endêmico para a ilha de Madagáscar. Descrita pela primeira vez em 1888 por George Albert Boulenger, phantasticus U. é o menor no corpo do Uroplatus geckos , embora haja um debate em curso quanto ao facto de um dos seus primos, U. ebenaui, É menor por causa de sua cauda mais curta. A folha de gecko satânica cauda também é comumente conhecida como a folha de cílios ou gecko gecko cauda folha fantástico cauda .


                                           Uroplatus phantasticus Largartixa de Madagascar

O genérico nome, Uroplatus, É uma Latinização de dois Grego palavras: " Oura "( οὐρά ), que significa "cauda "e" platys "( πλατύς ), que significa "flat" . Sua específico nome phantasticus é a palavra latina para " imaginário " com base em aparência exclusiva da lagartixa que levou Belga naturalista George Albert Boulenger, para descrevê-lo como " mítico " em 1888[2]
Como em todos os Uroplatus lagartixas , a cauda é achatada , mas a aparência de folha , como é visto apenas no complexo ebenaui (phantasticus U , U. ebenaui , e malama U., Embora o tamanho da cauda é extremamente reduzida em U. ebenaui ). Outros membros do gênero Uroplatus têm caudas achatadas que servem mais para diminuir o perfil do gecko , enquanto inactivos. Alguns phantasticus U. ainda têm entalhes em suas caudas para mais se assemelham a uma decomposição folha.



A flora de Madagascar é composta de mais de 12,000 espécies de plantas e quase mil espécies de orquídeas. Como quase 80% dessas plamtas são endêmicas, a flora de Madagascar é uma das mais diversas e únicas do planeta.




Uma das plantas mais famosas de Madagascar é a árvore baobás, que parece crescer de cabeça pra baixo. Baobás geralmente são encontradas nas partes mais secas da ilha. Essas plantas se adaptaram ao clima seco e armazenam uma grande quantidade de água em seus troncos. (Fonte de Tradução de Junia Faria)

                                           Árvore baobás